29 de jul. de 2009

FLORES LUMINOSAS



Fotógrafo americano registra 'flores elétricas' sem câmera. depois de dedicar 20 anos de sua carreira à fotografia de paisagens, o americano Robert Buelteman descobriu uma nova maneira de registrar a natureza: utilizar eletricidade para iluminar folhas e flores, em uma técnica que dispensa o uso da câmera e de lentes.

Para obter as 80 imagens que compõem a série Through the Green Fuse ("Através do fusível verde"), o fotógrafo utiliza instrumentos cirúrgicos para posicionar as plantas sobre uma mesa transparente, e em seguida posiciona uma matriz metálica, na qual estão o filme e uma emulsão fotográfica. O conjunto é, então, ligado a uma fonte elétrica.



Em um quarto escuro, ele então aciona a eletricidade de altíssima voltagem, que pode vir de fontes como o tungstênio, o xenônio ou fibras ópticas.

"Esta técnica tem mais semelhanças com a tradicional pintura japonesa a nanquim do que com as atuais formas de fotografia", diz Buelteman. "Cada entrada de luz, assim como cada pincelada na pintura, não foi ensaiada. E uma vez, liberada, não pode ser desfeita."


'Fragilidade da vida'

Em entrevista à BBC Brasil, Buelteman contou que a ideia para esta série surgiu em 1999, depois que ele perdeu quatro familiares vítimas de câncer.

"Sempre tive vontade de encontrar a minha voz para expressar a beleza, o equilíbrio e a harmonia que eu vejo na natureza", afirmou. "Com a perda de meus parentes, me senti mais determinado ainda a expressar a beleza e a fragilidade da vida."


A técnica utilizada pelo americano se inspira no método que ficou conhecido como fotografia Kirlian, ou Kirliangrafia, desenvolvido pelo cientista russo Semyon Kirlian. A técnica também é chamada de bioeletrografia.

"Com a adição de aparelhos de fibra óptica para conseguir um maior controle sobre a exposição de luz sobre a matriz, este trabalho representa também uma nova interpretação de uma forma de arte honrada há tempos", diz Buelteman.

As imagens do fotógrafo estão reunidas no livro Signs of Life ("Sinais da Vida"), lançado nos Estados Unidos.


Referência:

1. - http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3893911-EI4799,00-Fotografo+americano+registra+flores+eletricas+sem+camera.htm

6 comentários:

Marcos Takata disse...

Iniciou com Semyon Kirlian. Muito bom acompanhamento da ciência. Beijo no coração

Norma Villares disse...

É verdade Marcos, iniciou com Semyon Kirlian. Sublime abraço

Fada Moranga disse...

Que beleza!!!

Bem haja pela partilha.
Beijo*deFada

Norma Villares disse...

Feliz com partilha Fada

Lívia Luz disse...

A kirliangrafia é muito bonita, Semyon e sua esposa foram pioneiros nesta pesquisa. Abração

Norma Villares disse...

Eles foram Lívia. Obrigada pela partilha. Abraços