24 de ago. de 2009

PEDAGOGIA DO AMOR




Religar conhecimento ao amor é o mais instigante desafio do momento. É esta a metavirtude que precisa orientar nossa sofisticada tecnociência.

Como afirmou um sábio, o amor é a tecnologia mais sofisticada de todos os universos!... Sem amor não é possível reinventar e reencantar nenhum mundo, nenhuma sala de aula... Nós precisamos da pedagogia do amor, porque esta é a primeira e a derradeira lição de uma escola transdisciplinar holística da existência.

Somente no dia em que aprendermos a amar total e incondicionalmente é que receberemos um certificado de humanidade plena. Esta é a Utopia Humana e estamos aqui para fazê-la florescer...

Não é difícil constatar que o desencantamento do mundo se deu através da desconexão com esta fonte de Vida, sobre a qual Teilhard de Chardin afirmava:

“Quando os seres humanos domarem as ondas, os ventos, as tempestades, os furacões, quem sabe não dominarão, também, as forças do amor? Então, pela segunda vez na história da humanidade, teremos inventado o fogo!"

Aprender a conhecer e a fazer de forma integrada, através da experiência viva e com discernimento continua sendo uma arte a ser devidamente aplicada e aperfeiçoada. Para tal, necessitamos de uma escola do Olhar, pois a visão é a véspera do conhecimento. Abrir o olhar para si, para o outro, para o Universo e o Totalmente Outro, eis uma lição fundamental. Um olhar fluídico, que não fica paralisado num único alvo, capaz de acompanhar a dança do agora.

Mudar o mundo é mudar o modo de olhar... Necessitamos, também, de uma escola da Escuta. Escutar antecede compreender. Precisamos transcender esta crise absurda, esta surdez diante dos alaridos e canções da realidade.

Em sua grande sabedoria, Confúcio afirmava:

Aos 15 anos, orientei meu coração para aprender.
Aos 30, plantei meus pés firmemente no chão.
Aos 40, não mais sofria de perplexidade.
Aos 50, eu sabia quais eram os preceitos do Céu.
Aos 60, eu os ouvia com os ouvidos dóceis.
Aos 70, eu podia seguir as indicações do meu próprio coração, porque o que eu desejava não mais excedia as fronteiras da Justiça.

Quando orientamos o coração para aprender? Não apenas para conhecer o mundo exterior e para, nele, atuar. Sobretudo para aprender a estar no mundo, navegar o encontro e florescer como seres humanos. Para tomar consciência do fio de ligação que conecta todos os nossos passos e todos os eventos no qual habitamos. Como afirma o estadista, Václav Havel, a educação, hoje, é a capacidade de perceber as conexões ocultas entre os fenômenos.

Quem é terapeuta sabe que cada sintoma é um texto sagrado, que precisa ser escutado e interpretado, em seus múltiplos significados. Como afirma a sabedoria dos velhos rabinos, cada frase bíblica é suscetível de 72 interpretações! Pois são 72 os nomes que damos àquilo que não tem nome, segundo a Cabala. Esta é uma sábia prevenção contra o perigo dos catecismos estreitos e dos fundamentalismos fanáticos, cuja tragédia estamos presenciando. Como afirmou um sábio, fanático é uma pessoa que não muda de idéia e nem de assunto!


Texto de Roberto Crema, psicólogo e antropólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas - CIT, analista transacional didata, criador do enfoque da síntese transacional, consultor em abordagem transdisciplinar holística e ecologia do Ser. Foi o coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987) e implementador da Formação Holística de Base, no Brasil (1989). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal - ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation - Escócia, coordenador do CIT-Brasil, Reitor da Rede Unipaz. Autor de diversos livros.

A vida me presenteou ao conhecer Roberto Crema, nos Seminários da UNIPAZ, ele é um ser senciente, moderno mestre com sabedoria no dharma, que sabe tocar cada ser humano em sua mais pura essência, o seu olhar e sua voz doce conspira no ALOHAAAAAAAA... ALOHAAAAAAAAAA... ALOHAAAA... para desabrochar o melhor em cada vida que o ouviu ou conheceu através de seus livros.

O ALOHA conspira que cresça!
O ALOHA pede que amadureça!
O ALOHA pede que floresça!

4 comentários:

Fausto Sotam disse...

Para mim deveria haver uma escola do Amoe, excluíndo a Igreja, que é muito rigída, mas ensinar a amar, é uma NECESSIDADE dos diasde hoje, cada vez há mais egoísmo, tb é natural com a idade , mas de qualquer forma o Amor é a a arma mais mais poderosa que existe na Terra , porque não utilizá~la, e começando logo nas escolas, as crianças podem ser distraídas , mas muitas são receptivas, e não têm nada a haver com catolissdismo, mas sim, amor sincero,puro e honesto. O Amor é simples não necessita de ensinamentos, ele existe, e sempre existirá em nós, nós só temos que buscá-lo, encotra-lo, ou seja lá o que fôr , mas o Amor é Omnipresente, existem muitos artíficios da mente para decifrar o Amor, mas é simples, nós somos feitos de Amor,o Amor é faz parte da nova vida no dia-a-dia, para quê compilicar.... Paz

Norma Villares disse...

No dia que o homem compreender que o amor é uma tecnologia ponta, vai haver transmutações do homem para o humano. Ainda nem bons animais somos. É um sonho realizável. Obrigada Fausto

Anônimo disse...

Bom tema.
Abraços.

Norma Villares disse...

Com certeza Bya. Obrigada. Abraços