15 de set. de 2009

METAPRINCÍPIOS - APEGO


Para um desenvolvimento integral, Roberto Crema aponta para alguns metaprincípios, princípios de princípios, que considera fundamentais na arte da transformação e da auto-realização. Estarei postando aqui todas as chaves preciosas no processo de cura e de individuação, rumo à saúde e plenitude.

PRIMEIRO METAPRINCÍPIO

Fala de uma metapatologia, uma patologia existente em todas as patologias: existe uma fonte comum a todo sofrimento humano que é o apego, compreendido como uma identificação – com um objeto, um valor, um desejo, uma pessoa, um status…

Desde que você se identifique com algo, você sentirá medo de perder, pois tudo está em mutação, e o stress se seguirá ao temor. Pierre Weil resumiu, em palavras modernas, este metaprincípio da sabedoria perene, através de um esquema claro e simples: O apego leva ao medo, que conduz ao stress e a todas essas enfermidades da civilização que são tão bem conhecidas:

Apego – Medo – Stress

Na realidade, o apego é derivado do que Weil denominou de fantasia da separatividade: como nos sentimos separados do todo, num movimento compensatório, nos apegamos; como se os apegos representassem tábuas de salvação.

Neste circuito vicioso nos perdemos numa equação singela, de fácil constatação: quanto mais apegos, mais sofrimento.

Querer desapegar-se é uma outra forma de apego, mais sutil.

Qual a saída?


Referência bibliográfica:

Crema Roberto. Saíde e plenitude. Um caminho para o Ser. Editora Summus, 1995, 1ª edição, São Paulo-SP.

12 comentários:

Rosan disse...

é mesmo uma situação difícil
Se apegados é ruim, desapegados também.
precisamos de uma receita de como viver sem sofrer por causa das coisas que não podemos levar,
afinal caichão não tem gaveta....
Beijo

Julimar Murat disse...

Acrediot que ao conscientizarmos que não somos donos de nada ,temos apenas a posse temporária dos bens e o convivio momentaneo das pessoas, se assim conseguirmos viver, nossa vida ganhará paz e alegria, valorizando cada oportunidade que surgir no nosso caminho, bem como cada pessoa que atravessar o rio da nossa existência.
Somos viajantes do Universo, passageiros com a missão de aproveitar as estações da vida, vivendo-as em plenitude, para um dia retornarmos ao nosso país de origem e dizermos da nossa viagem: Valeu a pena.

Um grande abraço

Julimar

angela disse...

Equação complicada e de dificil resolução, de qualquer forma sempre tem um sofrimento.
beijos

Norma Villares disse...

A priori já contatamos com o nosso APEGO, rsrsrs. Meio caminho andado. SAbedomos que todo APEGA gera SOFRIMENTO. E se tem APEGO tem medo de PERDER. É uma equação pra se pensar, revisar, resignificar... Amigas obrigada pelos comentários. Abraços

Clara disse...

Conhecer e contatar com o nosso APEGO, é um caminho. Modificar! O bicho pega. Bom texto, pra reflexão. Abraços

Norma Villares disse...

A vida sempre pede reflexões. Beijim

Marcos Takata disse...

Amiga, obrigada pelos selos.

O bicho pega mesmo, neste tal de APEGO. Eu sou grato ao apego, pois ele me levou à uma queda terrível. O zen tem que entender desta forma. Bom texto.

Bijusssssss

Norma Villares disse...

Apego e sofrimento estão presos, um ao outro. Obrigada Marcos. Abraços

Recanto da Astrologia disse...

O apego é a grande ilusão. Beijo

Hugo Cheng disse...

Apego bicho dificl de resolver, mas é bom ler textos sobre o apego. Abraço

JUREMA disse...

É graças ao APEGO que podemos nos DESAPEGAR.
Só levantamos ,quando caímos ,com a fome vem o desejo do alimento, o frio nos requer agasalho e se olharmos em frente ,tudo que parece ser ruim é o aviso para nos melhorar.
Podemos começar agora a nos desvencilhar destas amarras terrenas ,nos imaginando como passageiros de um trem que a qualquer momento poderemos descer em determinada estação ,sem a bagagem material.
Então nos APEGAMOS cada vez mais as VIRTUDES abençoadas ,que não nos levam ao sofrimento .
Abraços

Norma Villares disse...

Com certeza JR, aprendemos muitas vezes com os erros, e por isso sofremos. Caminhando para compreender abrimos para inumeras possibilidades. Obrigada pela visita e comentário. Abraços