20 de out. de 2009

DESCOBERTA DE 32 PLANETAS


O anúncio da descoberta de 32 planetas fora do sistema solar foi feito ontem no Porto. O responsável pela divulgação foi Nuno Cardoso Santos, investigador da equipe da Organização Europeia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO, sigla em inglês) . Agora quer ir mais longe, usando um novo telescópio e, quem sabe, descobrir vida fora do sistema solar.

Uma equipe de investigadores, onde se inclui um português, descobriu 32 novos planetas fora do sistema solar. A descoberta foi anunciada ontem por Nuno Cardoso dos Santos, cientista do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), e membro da equipe internacional. Nuno Cardoso Santos, que é também professor afiliado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, disse ao DN que "esta descoberta de 32 novos planetas a orbitar noutras estrelas faz com que a a barreira dos 400 planetas extra-solares tenha sido ultrapassada".

Os planetas encontrados são "gigantes", como explicou o cientista: "A maioria é semelhante a Júpiter. Outra percentagem são planetas do tamanho da Terra."

Esta descoberta aconteceu no âmbito do projecto HARPS (Localizador de Alta Precisão de Planetas por Velocidade Radial, em português) . A técnica do telescópio parece simples quando explicada por Nuno Santos: "Não é só o planeta que orbita a estrela, mas a estrela também orbita o planeta", diz o cientista. Por isso, a estrela "vai oscilar no céu, umas vezes afastando-se de nós, outras aproximando-se". Ou seja, "a velocidade da estrela vai variar periodicamente se ela tiver um planeta à sua volta", explica o investigador, que aclarou que é através da medição dessa mesma velocidade que se pode detectar novos planetas.

Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, disse estar convencido de que "que há vida noutros planetas" e que uma boa aproximação à confirmação desta teoria seria "encontrar vestígios de vida na atmosfera dos planetas detectados". Para isso - acrescentou - são necessários "enormes telescópios, provavelmente no espaço", sendo este um processo que "demorará pelo menos 20 anos, para ter o projeto aceito, conseguir o dinheiro, construir e mandar os telescópios para o espaço".

O HARPS "é um instrumento único com um espectógrafo de alta precisão construído para procurar planetas semelhantes à Terra", diz o cientista. Está instalado num telescópio da ESO - Observatório Europeu do Sul - em La Silla, no Chile.

Nos últimos cinco anos, foram 75 os planetas já descobertos pelo HARPS, onde se incluem aqueles anunciados ontem.

Mas esta ferramenta não é suficiente, por isso vai-se recorrer a outra: o ESPRESSO. Este programa, onde Nuno Cardoso Santos também está envolvido, poderá detectar planetas com uma precisão de dez centímetros por segundo.

"Estamos a dar passos muito importantes na participação num consórcio que vai construir um novo instrumento - ESPRESSO - o que significa um salto qualitativo e vai permitir descobrir outros planetas habitáveis, parecidos com a Terra, a orbitar estrelas parecidas com o nosso Sol", sustentou o investigador português, doutorado em Astronomia e Astrofísica.

Nuno Cardoso Santos avançou com 2014 como a data em que este novo projecto estará pronto.

"O ESPRESSO vai dar novas dimensões aos planetas descobertos e vai permitir um maior sucesso", conclui.

Notícia veiculada em 19.07.2009.



Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1395670

20 comentários:

Viveka disse...

Que notícia é essa, 32 planetas!
Meu Deus, cada dia descobre mais.
Beijinhos

Hugo Cheng disse...

Mais planetas, agora estamos sempre descobrindo planetas.
Quero saber se tem vida, hehehe...
Bjs

Norma Villares disse...

* Viveka, é verdade está sendo veiculada em toda internet.

* Hugo, semre descobrindo mais e mais...

Obrigada amigos, muits bênçãos para a vida de vocês. Abraços fraternos

angela disse...

Lembro-me das grandes navegações a procura das Indias, nas devidas proporções, a curiosidade e o coração aventureiro do homem o levam sempre a ampliar seus horizontes. Talvez desde a saida do vale do rift ...
beijos

Norma Villares disse...

Obrigada Angela.

É da natureza do homem, esse vôo em direção ao desconhecido.
Abraços

Lívia Luz disse...

Vixi, não sabia de nada. Os homens nasceram para explorar.
Bjs

Jorge disse...

Norma,
Muito legal a ciência estar avançando por este campo. Um passo a mais e descobrem vidas també. Como Kardec já dizia há mais de 150 anos.

Norma, achei ótima postagem porque é uma forma a mais de divulgar a ciência.

Parabéns,
Jorge

Rosan disse...

Oi Norma.
já era tempo do homem começar a ver outras coisas que não somente o sistema solar....
a muitos planetas neste universo infinito...
e vida muita vida...
um grande abraço.

Norma Villares disse...

Livinha está na internet, notícias esperadas.
Obrigada amiga pela visita e comentário.
Beijinhos de luzes e cores

Norma Villares disse...

Oi Jorge.
Com certeza, vai explorando até conseguir saber das vidas noutro planeta.
Obrigada amigo pela visita e comentário.
Abraços fraternos

Norma Villares disse...

Oi Rosan, os homens sempre estão especulando e explorando, nesse universo infinito.
Agradeço a atenção amiga.
Um grande abraço.

P. Néry disse...

Olá Amiga

É Notável, pois não deixo-me de surpreender com a magnificência do Universo. Decerto que para os próximos anos teremos ainda mais descobertas, e o indício de que não somos as únicas criaturas do Universo. Tenho dito: não estamos sós.

Que o Mundo se prepare. Estamos num caminho de transição, e de novas descobertas para um novo plano que se inicia. O momento é este,de amar o seu próximo e de aprendermos com estas descobertas, em prol de nosso desenvolvimento humano e espiritual.

Norma, Parabéns pela matéria, como sempre, brilhantes como vc mesma é. Luz. Abraços.

Maroca disse...

Eu também não sabia. Norma, que homens retados.
Cadas dia descobrem mais coisas, nem dá tempo para assimilar.
Abraços

Maroca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Norma Villares disse...

Olá amigo Paulo, falando aqui e no msn com você, rsrsrsr. Na internet com um corpo, ocupamos dois espaços ao mesmo tempo.
Pois são inúmeras surpresas, esses homens geniais descortinando esse magnifico Universo. Outras suspresas, não somos únicos, e não estamos sós.
Preparemos!
Abraços luminosos

Norma Villares disse...

Oiê Mara, eu também não sabia, soube pela internet. Realmente não dá tempo para assimilar.
Abraços luminosos

Gislene disse...

OLÁ NORMA!
QUE SUPER DESCOBERTA, HEIN!
ADORO REPORTAGENS SOBRE O ESPAÇO SIDERAL, ACHO INSTIGANTE E INTERESSANTE.
É MUITO BOM QUE DIVULGUEM TAIS DESCOBERTAS...
VOCÊ LEU UMA POSTAGEM QUE FIZ SOBRE CROP CIRCLES?
DÊ UMA PASSADINHA NO MEU BLOG, ACHO QUE VAI GOSTAR...
BEIJOS PRA VOCÊ,
GISLENE.

Meu lar interior disse...

Olá Norma,
"A ciência acadêmica não acredita em discos voadores, mas acredita em vida extraterrestre inteligente. Segundo os cientistas, não existem evidências que amparem a idéia de seres de outros planetas visitarem a Terra nem de que exista vida inteligente no sistema solar fora da Terra. As grandes distâncias entre as estrelas e a limitação das velocidades que os corpos podem adquirir tornam extremamente improváveis tais visitas.
Nas últimas décadas, porém, os cientistas tem emitido sinais capazes de ser detectados fora do sistema solar, tais como ondas eletromagnéticas produzidas por transmissões de alta freqüência de rádio, televisão e radares."
Espero que a descoberta dos nossos 32 vizinhos permita que as mensagens decodificadas nestes sinais possam ser captadas e respondidas, o mais breve possível.
Tenha um lindo fds
Bjs

Norma Villares disse...

Olá Gislene, muito grata pelas presença.
É muito interessante mesmo, principalmente porque tem planetas com as mesmas dimensões da terra.
Vou passar lá pra ler.
Abraços luminosos

Norma Villares disse...

Olá Meu lar Interior, obrigada pela presença.
Eu também gosto muito dessas reportagens.
Graças a Deus que esses pesquisadores são exploradores natos. Quanta coisa boa vêem depois.
Abraços luminosos