15 de nov. de 2009

O ABRAÇO DE DR. BEZERRA


Era uma terça-feira do mês de junho de 1886. Bezerra de Menezes acabava de presidir a uma das sessões públicas da Casa de Ismael, na Av. Passos - RJ.

Sua palavra esclarecida e carinhosa, à moda de uma chuva fina e criadeira, no dizer de M. Quintão, penetrava nas almas de quantos encarnados e desencarnados lhe ouviam a evangélica dissertação sobre uma Lição do "Livro da Vida"!

Os olhos estavam marejados de lágrimas, tanto de ouvintes como os do próprio orador.

Acabada a sessão, descera Bezerra com passos tardos, ainda emocionado, as escadas da Federação Espírita Brasileira.

E ia, humildemente, indagando dos mais íntimos, se ferira alguém com sua palavra que lhe perdoassem o descuido e ia descendo e afagando a todos que o esperavam ávidos dos seus conselhos, dos seus sorrisos, do seu olhar manso e bom.

No sucedâneo da escada, localizou um irmão, de seus 45 anos, cabelos em desalinho, com a roupa suja e amarrotada.

Os dois se olharam. Bezerra compreendeu logo que ali estava um caso, todo particular, para ele resolver.

Oh! Benditos os que têm olhos no coração!

E Bezerra os tinha e tem!

E levou o desconhecido para um canto e lhe ouviu, com atenção, o desabafo, o pedido.

- Dr. Bezerra, estou sem emprego, com a mulher e dois filhos doentes e famintos...
E eu mesmo, como vê, estou sem alimento e febril!

Bezerra apiedado, verificou se ainda tinha algum dinheiro. Nada encontrou nos bolsos. Apenas a passagem do bonde... Tornou-se mais apiedado e apreensivo. Levantou os olhos já molhados de pranto para o Alto e, numa prece muda, pediu inspiração a seu anjo tutelar e solucionador de seus problemas.

Depois, virando-se para o irmão.
- Meu filho, você tem fé em Deus?
-Tenho e muita Dr. Bezerra!
- Pois então, em seu santíssimo nome, receba esta abraço.
E abraçou o desesperado irmão, envolvente e demoradamente.

E, despedindo-se:
-Vá, meu filho, na paz de Jesus e sob a proteção do Anjo da Humanidade.
E, em seu lar, faça o mesmo com todos os seus familiares, abraçando-os, afagando-os. E confie no amor de Deus, que seu caso há de ser resolvido.

Bezerra partira.

A caminho do lar, meditava, teria cumprido seu dever, será que possibilatara ajuda ao irmão em prova, faminto e doente?

E arrependia-se por não lhe haver dado senão um abraço.

Não possuía nenhum dinherio. O próprio anel de grau já não estava em seus dedos, Tudo havia dado. Não tendo dinheiro dera algo de si mesmo, vibrações, bom ânimo, moeda da alma, ao irmão sofredor e não tinha certeza de que isso lhe bastara...

E, neste estado de espírito, preocupado pela sorte de um seu semelhante, chegou ao lar.

Uma semana se passara.

Bezerra não se recordava mais do sucedido.
Muitos eram os problems alheios.
Após a sessão de outra terça-feira, descia as escadas da Federação.
Alguém, no mesmo lugar da escada, trazendo na fisionomia toda a emoção do agradecimento, toca-lhe o braço e lhe diz:

-Venho agradecer-lhe, Dr. Bezerra, o abraço milagroso que me deu na semana passada, neste local e nesta mesma hora. Daqui saí logo sentindo-me melhor. Em casa, cumpri seu pedido e abracei minha mulher e meus filhos. Na linguagem do coração, oramos todos a Deus. Na água que bebemos e demos aos familiares, parece, continha alimento, pois dormimos todos bem.
No dia seguinte, estávamos sem febre e como alimentados... E veio-me uma inspiração, guiando-me a uma porta que se abriu e alguém por ela saiu, ouviu meus problemas, condoeu-se de mim e me deu um emprego, no qual estou até hoje. E venho lhe agradecer a grande dádiva que o senhor me deu, arrancada de si mesmo, maior e melhor do que dinheiro!

O ambiente era tocante!

Lágrimas caíam tanto dos olhos de Bezerra como do irmão beneficiado e desconhecido.

E uma prece muda, de dois corações unidos, numa mesma força gratulatória, subiu aos céus, louvando quele que é, em verdade, a porta de nossas esperanças, o advogado querido de todas as nossas causas!

LOUVADO SEJA O NOME DE DEUS!

E ABENÇOADO SEJA O NOME DE QUEM, EM SEU NOME, NUM ABRAÇO, FAZ MARAVILHAS, A VERDADEIRA CARIDADE DESCONHECIDA!

Dr. Bezerra de Menezes era médico de homens e de almas.



Você já deu um abraço em alguém hoje? Não custa nada e faz uma grande diferença.

Um abraço em nome de Deus, faz maravilhas!

Tenha uma excelente semana!

Fonte:
Gama Ramiro. Lindos Casos de Bezerra de Menezes.

21 comentários:

Maroca disse...

Que energia maravilhoso de Dr Bezerra de Menezes. É o amor em movimento. Beijos

Jorge Nectan disse...

Norma,
Maravilhoso!
Quanto amor!!!
Me emocionei, Anjo lindo!

Com carinho, sempre com gratidão,

Norma Villares disse...

Mara essa energia de Dr. Bezerra é contagiante mesmo. Com certeza é o amor movimentando-se.
Beijokas

Norma Villares disse...

Unknown man você é uma pessoa sensível, e tem muita espiritualidade por isso emociona com o belo e o bom.
Com carinho, sempre com gratidão também...
Segue o meu abraço luminoso

Viveka disse...

Esse abraço de Dr Bezerra emocionou muito, quase choro de tanta sensibilidade. Vc é um Anjo bom trazendo luz para a net.
Beijinhos miga

Marcelo disse...

Recebido o abraço com energia de Dr. Bezerra e da sua. Gostei muito. Bjs

Maroca disse...

Dê um pulinho lá no meu blog, e veja minha paella. Bjs

Gislene disse...

QUE LINDO, NORMA!
REALMENTE ME EMOCIONOU, ESTOU COM LÁGRIMAS NOS OLHOS...
UM FORTE ABRAÇO,
GISLENE.

Norma Villares disse...

Obrigada querida pelo comentário.

Maroca, vou lá ver sua paella, risos. Se aprendeu direitinho?

Bejinhos

Norma Villares disse...

Marcelo, muito obrigada pela visita e comentário. Abraços luminosos

Norma Villares disse...

Viveka, também me emocionei bastante ao ler essa mensagem. Beijinhos

Norma Villares disse...

Gislene, que bom que veio me visitar.
É a energia de amor de Dr. Bezerra de Menezes que emociona a todos nós, que somos sensíveis. Eu também fiquei emocionada.
Beijinhos

clique documental disse...

Norma que blog mais gostoso. Texto lindo!!!
Vim deixar um grande abraço em vc!

bjos

Unknown disse...

Norminha, querida!
Venho deixar-te o meu abraco e receber este teu tao cheio de paz, carinho, gentileza e amor...
Que Deus te abencoe sempre, com Seu abraco da alma, de infinita bondade!
Beijos, flores e muitos sorrisos, alem de abracos muito apertados e carinhosos!

Eu Sei Que Vou Te Amar
Viver Integral

angela disse...

Linda história.
Um grande abraço amiga

Yolanda disse...

Que bela história!
Dr. Bezerra sempre emociona com seu amor incondicional. A sua simplicidade é impar.
Bjs

Marcos Takata disse...

Maninha,
Uma grande demonstraçao de amor incondicional.
Namasté
Bijus

Norma Villares disse...

Namasté Marcos, que lindas palavras.
Muito obrigada de verdade.
Abraços iluminados

Norma Villares disse...

Yolanda o Dr. Bezerra sempre emociona.
A presença dele já forte, e seus atos ajudam a amadurecer.
Abraços iluminados

Norma Villares disse...

Carmém que lindas palavras de gentileza, a gente acostuma, risos.
Muito obrigada de coração.
Abraços iluminados

Norma Villares disse...

*Angela, muito obrigada linda

*Lu Silva, que prazer vê-la aqui em blog. Agradeço de coração.
Abraços iluminados