29 de mar. de 2010

AFINAL, O QUE VAI ACONTECER COM A TERRA?

São muitas informações veiculadas na internet. A chegada de planeta vermelho, o planeta gigantesco chamado "ercóbulus" vai colidir com o planeta terra ou planetas errantes em rota de colisão com a terra, chegada de ETs, tempestades solares, e inúmeras profecias inventadas. Gente, são muitas teorias que não dá para colocar aqui neste blog, cada dia aparece uma nova informação. Mas, o que há de verdade na teoria de FIM DE MUNDO pregada pelo calendário Maia, ou no chamado "apocalipse Maia". Segue um pouquinho do que coletei na Revista Galileu.

Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012?

"Pablo Nogueira"

MITOS E CICLOS SOLARES

Aparente hiperatividade do astro alimenta especulações sobre bombardeio radioativo. Mas a estrela está se comportando conforme o previsto

Muitos dos cenários para 2012 baseiam-se na idéia de que o Sol estaria passando por um período de atividade sem precedentes. Os defensores dessa tese ressaltam o fato de que, entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2003, ocorreram algumas das maiores explosões solares já registradas. Em 20 de janeiro de 2005, a Terra registrou o maior bombardeio de partículas de alta energia oriundas do Sol. Como 2005 foi o ano do furacão Katrina, há quem vincule os fenômenos, sugerindo que o clima é governado por variações na atividade solar. Como a previsão dos astrofísicos é de que 2012 registre um ponto de alta atividade em nossa estrela, há quem acredite que a soma de tudo isso seja uma catástrofe.

As variações na atividade solar são causadas por mudanças na configuração do campo magnético que ocorrem a cada 11 anos. Para Adriana Silva Valio, pesquisadora do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie, basta dar uma olhada nos dados dos últimos oito anos para ver que o Sol tem se comportado normalmente. De lá para cá, a atividade reduziu-se, e a tendência é que, nos próximos anos, volte a se intensificar, alcançando patamares elevados em 2012. Tudo isso está dentro do esperado.

O decréscimo da atividade aconteceu mesmo com as superexplosões de 2003. "O fato é que a tecnologia para acompanharmos o fenômeno é muito recente. Talvez eventos semelhantes tenham acontecido no passado", afirma Adriana. Ela também diz que o ciclo solar de 11 anos, por si só, não parece ser capaz de afetar significativamente o clima da Terra. "No ponto de maior atividade, a quantidade de energia solar recebida pela Terra cresce apenas 0,1%."

Porém, ela diz que fatores desconhecidos e ligados ao Sol parecem sim afetar o clima na Terra. "No século 18, o Sol não apresentou manchas por sete décadas. O mundo ficou mais frio, e os canais de Veneza congelaram. Mas parece que para que mudanças assim ocorram levam décadas ou mesmo séculos", diz.

USINA DE ENERGIA
Diferença de velocidade na rotação do astro faz com que a atividade solar varie em ciclos de 11 anos


Esta pequena reportagem mostra um pouco das modificações do planeta, e este gráfico demonstra que as modificações podem ocorrer em anos ou séculos, mas na internet todas e quaisquer informações ganham dimensões proféticas inconsensuráveis. Bem, eu vou trazer informações para este blog, sempre que for publicado alguma coisa.


Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84272-7943-206,00-AFINAL+O+QUE+VAI+ACONTECER+COM+A+TERRA+EM.html

4 comentários:

Elizabeth disse...

Oi Norma,
Que legal, ótima pesquisa.
Bom final de semana, beijo.

Rosan disse...

oi Norma.
eu realmente não acredito em grandes catastrofes, não maores dos que já estão acontecendo, que o planeta passa por uma transformação, isso ninguem duvida, que algo vai acontecer também, mas não o fim do mundo, penso no fim de uma era, de uma epoca, um recomeço, como já aconteceu outras vezes....só nos resta aguardar ...

bom fim de semana.

beijos de luz

Anônimo disse...

Norma,é a lei da causa e efeito...
ação e reação.
Boa matéria, mas agora é um processo inreverssivel.

Unknown disse...

Querida amiga,

Antes de qualquer coisa quero agradecer a sua generosidade em expor e divulgar o nosso projeto de Mutismo Seletivo, algo que é realmente muito importante para nós. Vou fazer como você disse, criar um perfil no FaceBook com esta finalidade, e outro no Twitter, quem sabe? Muitíssimo obrigada, amiga!

E, antes que o mundo se acabe, quero deixar aqui todo o meu carinho a você pelo dia das mães. Não sei se é mãe, mas de qualquer forma, deixo abraços carinhosos e toda minha amizade para você no dia de amanhã.

Beijos, flores e muitos sorrisos, minha querida!