1 de mar. de 2010

QUE FAZEMOS!?

Terremoto...

Monitorando a Terra em Tempo Real



A palavra TERREMOTO está em alta.


Antes de mais nada clique no banner abaixo e acesse um painel onde você poderá monitorar a Terra em tempo real e ficar sabendo quantos tremores de terra estão ocorrendo agora, sua localização e mais, as erupções vulcânicas, os ventos, etc.






O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa do Chile no início da manhã de sábado aconteceu ao longo da falha geológica responsável pelo maior terremoto já registrado, o tremor de 1960 que matou milhares no Chile e outras centenas no Pacífico.

Ambos os terremotos aconteceram ao longo da falha geológica em que a placa tectônica Nazca (a seção da crosta terrestre que se estende sob a maior parte do leste do oceano Pacífico a sul do Equador) está deslizando para baixo de outra seção, a Placa Sul-Americana. As duas estão convergindo num ritmo de cerca de 8,9 cm por ano.

Especialistas em terremoto disseram que as tensões provocadas por esse movimento, aliadas às pressões causadas ao longo da falha pelo terremoto de 1960 e por outros menores em anos posteriores, levaram à ruptura de sábado, numa extensão estimada de 643 km da falha geológica. O tremor gerou um tsunami, com ondas de 1,52 m de altura, registradas ao longo da costa chilena, e ondas maiores estão previstas no Havaí e em outros lugares do Pacífico.

O epicentro do terremoto se localizou 225 km ao norte do centro do terremoto de 1960, que rompeu mais de 1046 km da falha geológica e cuja magnitude foi de 9,5.

Essa falha geológica é de compressão, na qual a maior parte do movimento do solo durante um terremoto é vertical.

Especialistas dizem que o terremoto parece não ter relação com outro de magnitude 6,9 que atingiu a costa sul do Japão no sábado.

O incidente chileno também não teve relação com o terremoto de magnitude 7 ocorrido no Haiti em 12 de janeiro.

O terremoto no Haiti, que se acredita ter matado mais de 200 mil pessoas, aconteceu ao longo de uma falha geológica de ruptura, em que a maior parte do movimento do solo é lateral.

FONTE:Portal Terra

Sismo

Sismo, também chamado de terremoto (português brasileiro) ou terramoto (português europeu) , é um fenômeno de vibraçãobrusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros, como é o caso da falha de San Andreasna Califórnia, Estados Unidos.

Só nos Estados Unidos ocorrem de 12 mil a 14 mil terremotos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Baseado em registros históricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes terremotos (de 7,0 a 7,9 na Escala de Richter) e um terremoto gigante (8 ou acima) podem ser esperados num ano.

Entre os efeitos dos terremotos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos deletérios em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc).

O maior terremoto já registado foi o Grande Terremoto do Chileem 1960 que atingiu 9.5 na escala de Richter seguido pelo do Alasca em 1964 que atingiu 9.2 na mesma escala.


Fenômenos secundários

Sinais precursores
Aumento da emissão de gás rádon ou radônio.
Aumento da emissão de gás hélio.
Aumento da emissão de gás metano, com possível formação de nuvens de metano (coloridas).
Aumento da atividade de vulcão de lama.
Ocorrência de microssismos.
Alteração da condutividade eléctrica.
Flutuações no campo magnético.
Modificações na densidade das rochas.
Variação dos níveis da água em poços próximos das falhas.
Anomalias no comportamento dos animais; por exemplo migração em massa de anfíbios.
Aumento da emissão de dióxido de carbono em áreas vulcânicas.





CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA PODER LER


Após o sismo
Ruídos sísmicos.
Alteração do
caudal ou nível das fontes, poços e águas subterrâneas.
Aparecimento de
fumarolas vulcânicas.
Formação de
tsunamis.

Epicentros de terremotos na Terra, 1963-1998 (cortesia NASA)


Brasil

No Brasil registram-se poucos abalos sísmicos. Em média ocorrem a cada ano um sismo de magnitude 1 a 3 na Escala Richter e a cada cinco anos podem ocorrer abalos de magnitude 4 ou mais.

Os locais onde mais acontecem tremores são a Região Nordeste, seguido do estado do Acre. No entanto, outras regiões do Brasil também são sucetivéis aos tremores de terra.

O local onde frequentemente são registrados tremores é na cidade de Bebedouro em São Paulo, ocorrendo tremores de magnitude 2 a 3 quase todos os ano. Esses tremores, segundo o grupo de sismologia do IAG/USP, tem suas origens nas fraturas do basaltoda Formação Serra Geral e provavelmente são induzidos por poços de extração de água subterrânea na região.

O maior tremor registrado no Brasil atingindo magnitude 6,6 na Escala Richter foi na Serra do Tombador no Mato Grosso em 31 de Janeiro de 1955.

Em 9 de dezembro de 2007 um terremoto de magnitude 4,9 (Richter) causou uma morte no município de Itacarambi em Minas Gerais. Foi o primeiro tremor da história do Brasil resultando em uma morte, cinco feridos e várias casas destruídas pelo sismo.

O tremor de terra ocorrido em 4 de abril de 2008 na região da cidade de Sobral, interior do Ceará, e na cidade de Fortaleza, foi o maior já registrado na região, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Os abalos também foram registrados pelo laboratório de sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

O primeiro atingiu 4,3 graus na escala Richter. O segundo, 3,9 graus. Outros pequenos abalos foram sentidos durante a noite nas cidades de Sobral, Alcântaras e Meruoca, epicentro do abalo. Não houve registros de feridos.
No dia 22 de Abril de 2008 um tremor de terra atingiu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro com magnitude 5,2 na escala Richter. Esse sismo ocorreu no Oceano Atlântico, na área paulista da Bacia de Santos. Ficou conhecido como Sismo de São Vicente.

Também no dia 29 de setembro de 2008 um tremor de terra atingiu o Triângulo Mineiro com o epicentro na cidade de Uberaba, a magnitude 3,1 na escala Richter, que apesar de pequena chegou a assustar a população do local.

FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo


O que podemos fazer a respeito?

Contra essa força da natureza ... Nada.
Mas podemos rezar, enviar Amor para a nossa Mãe Terra e para todas as pessoas diretamente envolvidas nessas catástrofes e ajudar de alguma maneira os sobreviventes.

MA JIVAN PRABHUTA


* Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA


Encontrei esse texto no blog NAGEVANTE DO INFINITO, e achei muito bom partilhar, face a tantos acontecimentos do planeta terra, e é um assunto de interesse geral. Segue o endereço embaixo.

Fonte:
1.http://astrid-annabelle.blogspot.com/2010/02/terremotomonitorando-terra-em-tempo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=

9 comentários:

Jorge Nectan disse...

Norma,
Obrigado pela aula. Interessante que quanto mais aprendemos mais confiamos em Deus.

Um super beijo, Anjo!

Jorge

angela disse...

Muito interessante esta postagem.
Gostei bastante.
beijos

Norma Villares disse...

Muito obrigada amigos. Eu trouxe esse texto pra cá, porque é de interesse de todos que residem nesse planeta.
Grande abraço

Elaine Regina disse...

Norma!!!!!!!!! Gostei daqui, viu? Eu acho que não tinha vindo aqui antes... Desculpe-me, de vez em quando, acabo cometendo essas falhas, outro dia que fui visitar o espaço de uma menina que virou minha seguidora faz um bom tempo. Aí lembrei que não tinha ido ver o espaço dela, então fui e deixei um recado. Emfim... Mas "antes tarde do que nunca", né? rsrsr

Gostei dessa postagem mais aprofundada e detalhada. Gosto de ler estudos profundos sobre algum tema, sim!! Porque achar boas fontes é uma tarefa demorada e encontrar já tudo "mastigado" é uma beleza! rsrsrs Infelizmente não pude lê-la, só passei os olhos... Tenho que organizar meus horários, porque ainda sou estudante, e as aulas da faculdade começaram hoje (é que não tenho aula durante todos os dias da semana... no entanto, preciso estudar para outras coisas...) Então, estou com um pouco de medo por causa da Fênix e por causa das pessoas que conheci no meu blog... Mas eu vou dar o meu jeito, sim! Vou dar um jeito de permanecer presente nos blogs de todos e no meu, é claro. rsrsrs [Se a escrita estiver meio confusa, perdoe-me, geralmente reviso meus textos (mesmo que sejam comentários em blogs) no mínimo duas vezes, mas hoje estou meio apressada... rsrsrs]

Beijos!

Paterson Franco disse...

o que eu acho bonito é isso, o homem, com sua impetuosidade, destruindo em nome do progresso, brincando de Deus, ainda está longe de controlar fenômenos como esse. processa a natureza! dê queixa das placas tectônicas! abra uma sindicância pra apurar as causas do furacão! a natureza não tá nem aí...
e o que mata na verdade nem é o terremoto e sim os prédios e a desorganização dos habitantes locais. por acaso alguém morre ao saltar numa cama elástica? o efeito é o mesmo, o chão se desestabiliza, não é? mas ninguém morre, o que mata na maioria dos casos são os escombros das construções dos próprios seres humanos...

Hugo Cheng disse...

OLá querida amiga
Texto para refletir, sobre a vida do planeta terra.
O que estamos fazendo?
O que podemos fazer?
Como respondeu.
NADA, a não ser orar.
Com muito carinho
Beijo

Cris Tarcia disse...

Norma excelente o post, aprendi muita coisa.
Realmente enviar amor a Mãe Terra e a todos que estão passando este momento de aprendizagem, orar e irradiar luz.

Um beijo

Viveka disse...

Excelente texto, um alerta geral, dizem que os EUA estão se preparando para os terremotos, inclusive por causa da "falha Santo André".
Beijinhos

Norma Villares disse...

Muito obrigada amigos pelos comentários. Cada um que merece um post.
Grande abraço