3 de mai. de 2010

AS RELÍQUIAS DO BUDA

No dia 24.04.2010 eu fui ver a exposição das relíquias do Buda, na Igreja da Misericórdia. Trata-se de uma coleção com mais de mil relíquias sagradas do Buda Sakiamuni e de outros grandes mestres budistas está sendo exposta por todo o mundo. Estas relíquias serão guardadas de forma definitiva em um relicário no coração da magnífica estátua do Buda Maitréia, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia, e que deverá ser finalizada em 2010.
A humanidade está mudando, este Projeto de Exposição foi realizado na Igreja da Misericórdia, o que significa um estreitamento da relação inter religiosa. Fiquei feliz ao perceber esta energia ecumênica pairando no ar e embelezando a vida planetária.


Projeto Maitréia - Bênçãos dos Budas
Lama Zopa Rinpoche, Diretor Espiritual do Projeto Maitréia

"Através da bondade amorosa, pode-se alcançar a liberdade".


(esta relíquia do Buda Sakyamuni doada ao Projeto pelo Dalai Lama)

O que são as relíquias?

ue são as Relíquias?

Quando pensamos em relíquias, tendemos a lembrar de algo morto, inanimado e talvez não muito atraente, como vestuários, ossos ou fragmentos de dentes. Estas relíquias são diferentes. Quando os corpos de mestres espirituais são cremados surgem cristais parecidos com pérolas entre suas cinzas. Os tibetanos os denominam “Ringsel”. Estes “Ringsel” são especiais por guardarem a essência das qualidades do mestre espiritual. Sua pureza interna aparece na forma das relíquias. Os verdadeiros mestres espirituais não falam, de modo geral, sobre suas realizações. As relíquias são evidências físicas de que o mestre alcançou qualidades de compaixão e sabedoria antes da morte.



De quem são as reliquias?

A maior parte das Relíquias são do Buda Sakiamuni, o Buda histórico, que nasceu em 563 A.C. Também há Relíquias do Buda Kasyapa, que precedeu o Buda Sakiamuni. A coleção completa está catalogada no folheto da Exposição das Relíquias, disponibilizado em troca de doações.




Quem é o Buda Maitréia?

Maitréia é conhecido como o Buda da bondade amorosa. Ele aparecerá neste mundo após a era do Buda Sakiamuni e ensinará o Dharma.

O que é o Projeto Maitréia?

Esta coleção histórica de mais de mil Relíquias será depositada no coração da estátua do Buda Maitréia, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia. O propósito do Projeto Maitréia é trazer os maiores benefícios possíveis para o maior número de pessoas pelo maior tempo possível. Este propósito se realiza através da prática de bondade amorosa para consigo mesmo e com os outros. Sua Santidade, o XIV Dalai Lama explica:

“Quando estamos em paz em nosso interior, podemos ficar em paz com aqueles ao nosso redor. Quando nossa comunidade se encontra em estado de paz, ela é capaz de compartilhar esta paz com as comunidades vizinhas e assim por diante. Quando sentimos amor e bondade pelos outros, isto não apenas faz com que eles se sintam amados e cuidados, mas também nos ajuda a desenvolver felicidade e paz internas. Este projeto é realmente maravilhoso e é resultado de grande coragem e determinação. Do fundo de meu coração, eu aprecio e aplaudo este belíssimo projeto e todas as pessoas conectadas a ele – os benfeitores e todos os outros que contribuíram e estão contribuindo para que ele ocorra. Todos deveriam compreender que este é um Projeto sagrado e abençoado.”

( são relíquias de outros santos budistas)

A idéia do Projeto é construir uma estátua?

Não. Como disse Lama Zopa: “A estátua em si não é o objetivo, mas sim o método para alcançar o objetivo.” O objetivo principal do projeto é criar paz e harmonia em todo o mundo. Para alcançá-lo, propomos um estilo de vida baseado na atitude da bondade amorosa. O ponto central, o foco da corporificação desta bondade amorosa é a maravilhosa estátua dourada de Maitréia, que guardará as Relíquias sagradas em seu interior.




Antes de visitarmos, assistimos um vídeo explicando sobre as relíquias e ensinando a respeitar as tradições budistas no sentido desta aproximação respeitosa e com sentimentos nobres da alma, diante da representação do sagrado. Neste é ato inicial, de molhar a cabeça desta imagem do Buda eu senti uma forte emoção que lágrimas vieram aos olhos. E depois na circumambulação, na prostração eu também senti uma emoção muito forte que se torna impossível escrever por falta de palavras. Ao olhar de perto estas pérolas que o fogo não consumiu e experienciar o estado de transcedência numinosa, percebemos o toque de amor destes mestres que vibraram solenemente em nosso coração.

Imaginem ao peneirar as cinzas dos Mestres, colherem estas lindas pérolas mostradas nas fotografias. Teve um Mestre que colheram 500 pérolas, é muito emocionante ver estas relíquias.

Senti a Paz Profunda tão desejada à minha alma sedenta de Paz.
Senti o Amor profundo e Celestial que tanto almejamos para este planeta terra.
Luz para os sencientes que visitam este blog e sintam emoção ao ver estas relíquias.
Paz e Bem!


Para visitar consulte o site

Fonte: Visite: www.maitreyaproject.org ou escreva para relictour@maitreyaproject.org

6 comentários:

Anônimo disse...

interessante. muito bom e esclarecedor.
vejo que pouco ou quase nada sei sobre .

Lucy Sem Fronteiras disse...

Que maravilha de artigo minha querida! E igualmente como vc falou, são os 'sinais' dos novos tempos.
Louvado seja mesmo este novo 'mundo sem fronteiras" que tanto almejamos.
E imagino a tua emoção ao vê-las de perto. E sei que não é questão de apego a forma, mas sim, pelo que elas representam.

Muito lindo! E muito obrigada por compartilhar minha querida.

Beijos de Luz e Amor em teu coração, direto do meu!

Vida*** disse...

A PAZ***tdo que nossa alma sedenta tanto precisa!! Buscar conhecimento dentro de outras culturas na espiritualidade Sómente ajuda a compartilhar a Paz e harmonia entre os povos. Mesmo as cinzas são capazes de exalar seu perfume de AMOR*** Paz e Luz.

Unknown disse...

Querida Norminha...
Que inveja (da boa, é claro!)
Que maravilhas você publicou aqui hoje... fiquei absolutamente encantada...
Beijos, flores e muitos sorrisos!

angela disse...

Lindas.
beijos

Jorge Nectan disse...

Norma, doce amiga

Obrigado pelo ensinamento.

Beijos mil,
Jorge