4 de jul. de 2011

A CARROÇA VAZIA


Interessante conto Zen budista... e serve como exemplo para nós!

Certa manhã, um homem muito sábio, convidou sua filha a dar um passeio no bosque, e ela aceitou com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio perguntou-lhe:

Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Ela apurou os ouvidos alguns segundos e respondeu:

Estou ouvindo, um barulho de carroça.

Isso mesmo, disse ele, é uma carroça vazia.

Ela Perguntou-lhe:

Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

Ora, respondeu ele:

É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz...

Tornou-lhe adulta, e até hoje, quando houve uma pessoa falando demais, alto, tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa dos outros, e etc, tenho a impressão de ouvir a voz daquele homem dizendo:

"Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...".


Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQpO22DV32uJWKSGzsvvHrXrOnnID6ChedVUxvqL6CYziZ3Ugnw

2 comentários:

Jorge disse...

Belo conto. E verdadeiro mesmo. Quem muito fala, por exemplo, pouco ouve e quem pouco ouve pouco aprende e pouco aprendendo, a alma continua vazia.

Anjo, uma ótima semana e um beijo!!!

Maria Izabel Viegas disse...

Norma querida do meu coração!
Que saudade de tu!
Da tua alegria, da tua amizade e sabedoria!

Amei este conto, não o conhecia, é mais pura verdade. Como os povos que sabem ouvir e aprender com o som do silêncio conseguem elaborar contos assim tão belos e verdadeiros.
Vou levar este comigo, lembrar-me dele sempre. prefiro não julgar os muitos exemplares de carroças vazias que conheço.
Vou é tomar muito cuidado para não encher minha carrocinha! ;))
Lindo post amiga!
Bejinhosssss!