16 de mai. de 2014

ESPIRITISMO O BOOM ATUAL


Literatura Espírita, o grande comércio atual.

Cada vez mais o Espiritismo sai da obscuridade, com crescimento vertiginoso, sendo cada vez mais aceito por todos.

À medida que é conhecido, estudado, barreiras são eliminadas. Livros como: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, a obra psicografada por Chico Xavier e tantos outros autores espíritas sérios, vão levando o Espiritismo a um patamar onde todos estão cada vez mais, entendendo melhor o Espiritismo.

Até ai então tudo bem... 

Mas nos dias de hoje, contando com este interesse cada vez maior pela leitura espírita, Editoras e Livrarias abrem espaços cada vez maiores em suas prensas e prateleiras para Literatura Espírita, estão enxergando ai um filão milionário, todos os dias surgem livros e mais livros chamados Espíritas. E nessa explosão, surgem vários campeões de vendas, romances espíritas, mediúnicos, explorando estes livros, o mundo espiritual, riquíssimo em detalhes, com narrativas prolongadas fazendo–nos “passearmos” por estes locais.

Mas estes livros são realmente espíritas? Como poderemos explicar este fenômeno recente, este “boom” de vendas?

Paremos um momento para refletir sobre esta questão...

Quando alguém se interessar por um livro espírita, logicamente vai procurar em alguma livraria ou perguntar a alguém se conhece algum livro espírita, o que poderia ser indicado para a leitura. Pode estar nascendo ai uma opinião totalmente errada sobre a Doutrina Espírita, citaremos um romance como exemplo onde somente existe a narrativa de fatos ocorridos em algum local, em uma cidade, em uma fazenda, personagens de uma novela, etc... Mas é somente isto, onde estará o ensinamento dentro desta narrativa? Não que eu seja contra os romances, mas está sendo necessário um maior estudo por parte de autores, editoras e livrarias, antes da publicação destes romances, é necessário conter nestes livros, um pouco sobre a Doutrina Espírita e seus ensinamentos, não somente personagens de uma novela, onde há apenas encontros e desencontros (nesta vida ou em outras passadas).

Como controlar isto, acho impossível, pois a Doutrina Espírita é de livre-arbítrio, e não nos foi revelado a época que necessitávamos de ícones para nos indicar o que fazer, o que ler, etc e etc... cabe aqui o nosso discernimento e entendimento. Editoras estão lucrando muito nas publicações indiscriminadas de “Livros Espíritas”, lógico, estão no papel delas, agora cabe a nós que temos o livre-arbítrio de adquiri-los ou não. 

Estamos necessitados de campanhas junto a Autores, Editoras e Livrarias, para a criação de um Conselho Editorial, composto por pessoas sérias, onde realmente serão estudados estes romances e demais livros espíritas, para posteriormente serem publicados, mas infelizmente não é isto que vem acontecendo.

Kardec nos alertou que dentro da Doutrina Espírita, tudo deverá passar pelo crivo da lógica e da razão, com concordância dos Espíritos, mas também não é isto que vem acontecendo.

Dirigentes de Centros Espíritas deverão estar sempre alertando, indicando e divulgando opiniões sérias do que deverá ser lido, estudado, ouvido ou assistido, cabe aos Centros Espíritas estudar e indicar livros, cds, dvds, revistas, etc.

Não podemos ir na “onda” de Editoras, não estamos ganhando nada com isto, estamos sim perdendo oportunidades de serem apresentadas obras realmente que vão nos ajudar e divulgar o verdadeiro Espiritismo, puro e simples, estas obras com certeza estão por ai esquecidas em gavetas de editores.

Vamos fazer uma corrente com elos fortes no compromisso de procurarmos livros, cds, dvds, revistas, etc., que realmente nos engrandece, nos aproxima mais de nossa missão e nos aproxima mais do Evangelho de Jesus.

Meus amigos, vamos refletir uma, duas, cem vezes antes de indicarmos ou lermos algum livro, simplesmente por ter uma capa bonita, páginas bem elaboradas, pensemos antes de tudo no seu conteúdo.
Não existe somente uma categoria de espíritos encarnados e desencarnados, não podemos aceitar tudo o que está nos livros, ditado por espíritos ou não.

Antes de comprarmos um livro atual lembremos que ainda não conhecemos bem a Obra Básica, A Revista Espírita, os Livros de Leon Dennis, Chico Xavier e tantos outros que deixaram uma literatura vasta para ser estudada e compreendida.

Pensemos nisto.


Este texto recebi por email, e estava sem identificação, por isso não coloquei o autor, mas se for encontrado,  é claro que colocarei o nome dele aqui sem problemas.

Saudações.
Namaste! 

Norma Lúcia
 

Nenhum comentário: