6 de jun. de 2014

Os oito versos que transformam a mente



1. Com a determinação de alcançar
o bem supremo em benefício de todos os seres sencientes,
mais preciosos do que uma jóia mágica que realiza desejos,
vou aprender a prezá-los e estimá-los no mais alto grau.

2. Sempre que estiver na companhia de outras pessoas, vou aprender
a pensar em minha pessoa como a mais insignificante dentre elas,
e, com todo respeito, considerá-las supremas,
do fundo do meu coração.

3. Em todos os meus atos, vou aprender a examinar a minha mente
e, sempre que surgir uma emoção negativa,
pondo em risco a mim mesmo e aos outros,
vou, com firmeza, enfrentá-la e evitá-la.

4. Vou prezar os seres que têm natureza perversa
e aqueles sobre os quais pesam fortes negatividades e sofrimentos,
como se eu tivesse encontrado um tesouro precioso,
muito difícil de achar.

5. Quando os outros, por inveja, maltratarem a minha pessoa,
ou a insultarem e caluniarem,
vou aprender a aceitar a derrota,
e a eles oferecer a vitória.

6. Quando alguém a quem ajudei com grande esperança
magoar ou ferir a minha pessoa, mesmo sem motivo,
vou aprender a ver essa outra pessoa
como um excelente guia espiritual.

7. Em suma, vou aprender a oferecer a todos, sem exceção,
toda a ajuda e felicidade, por meios diretos e indiretos,
e a tomar sobre mim, em sigilo,
todos os males e sofrimentos daqueles que foram minhas mães.

8. Vou aprender a manter estas práticas
isentas das máculas das oito preocupações mundanas,
e, ao compreender todos os fenômenos como ilusórios,
serei libertado da escravidão do apego.

As oito preocupações mundanas são:

1. Desejar elogios
2. Rejeitar críticas
3. Desejar o prazer
4. Rejeitar a dor
5. Desejar o ganho
6. Rejeitar a perda
7. Desejar a fama
8. Rejeitar ser ignorado


São tantos ensinamentos que fazem movimentar essa energia espiritual com propostas lúcidas e sensatas  para ensinar a cerca da trilha espiritual.  E este blog prima em trazer vários Mestres com seus ensinamentos, para  todos seres sensíveis aprender e saborear estas pérolas.  Estes Mestres vieram ao  planeta ensinando a edificação da alma.

Esse texto foi ensinado por S.S. o Dalai Lama, no Brasil, em abril de 2006, no templo Zu Lai, em Cotia (SP).

Paz Profunda!
Norma Villares

Nenhum comentário: