22 de jul. de 2014

MEDITANDO COM CONFÚCIO







Terça-feira de outono; meditemos hoje com mestre Confúcio:


"Zizhang estva atrás de Kung-Fu Tsé (cujo nome, latinizado, é Confúcio) por toda a China já havia dias. O país estava prestes a vivenciar nova guerra, já não fossem a fome e miséria terem se alastrado por toda parte.

Zizhang encontrou o mestre meditando sob uma frondosa árvore e foi logo lhe interpelando:
- Como é possível, meu Senhor, estardes aí tranquilamente sentado quando há tantos precisando de vossa ajuda?

super conscientevocêconcebe-losuper consciente
Kung-Fu Tsé não se deixou tomar pela ansiedade de seu discípulo e prosseguiu em silêncio, meditando.

Zizhang não se conteve:
-- O Governo enfrenta calamidades e necessita de vossos prestimáveis conselhos, já o povo carece de vosso auxílio para enfrentar o caos social em que se encontra. Ora, não fostes vós quem nos ensinou que o homem de caráter nunca deve se omitir, posto sermos todos responsáveis pelo mundo?

-- Estou orando pelo país e por todas as pessoas necessitadas, respondeu o mestre. Saindo daqui ainda devo cumprir o prometido: auxiliarei Zung Xi na construção de um quiosque em sua escola, e devo em seguida visitar uma anciã que se encontra doente, há semanas com febre e acamada.

O rosto do discípulo fez-se atônito. Seus olhos mostravam completa incompreensão.

Kung-Fu Tsé então, completou:
-- Não é com milhares de ideias de como ajudar o mundo que podemos ser mais úteis; às vezes, agindo assim, não só não logramos ajudar os outros como nos esquecemos de fazer algo por nós mesmos. Fazendo aquilo que está ao nosso alcance, entretanto, beneficiamos não só a nós mesmos como a todos os outros, de certa maneira. Não é preciso ser parte integrante do Governo para se fazer política, nem vale despender esforços com ação social de qualquer espécie se a casa pessoal não estiver primeiramente em paz.

E Kung-Fu Tsé, fechando os olhos novamente, continuou a meditar".


Esta história milenar,  foi recontada livremente por Paulo Urban, um amigo da alma, da qual tenho maior apreço. Eu li, gostei e publiquei aqui...

Fonte:
https://www.facebook.com/home.php?sk=group_153401821372832&ref=notif&notif_t=group_activity

Nenhum comentário: